Um uso diferente para sua rede social.

E se sua rede social fosse um ponto de entrega de notícias, ao invés de apenas um local para bater papo e saber sobre seus amigos?

Foi isso que resolvi experimentar, após avaliar que o conteúdo de minha rede social não era exatamente um dos melhores resumos que eu poderia desejar.

Cansada de ler apenas relatos e opiniões de humores, trânsito ruim do Rio de Janeiro, brigas de futebol, problemas políticos, discussões exaltadas, problemas sociais de abandono - e não propriamente as notícias das páginas que eu assinei - resolvi criar um perfil apenas para recebimento de conteúdos.

Sim, um rede social sem interação social. Sem opiniões dos meus amigos e amigas, mas com notícias de jornais e revistas, artigos da minha área de atuação, informes científicos, eventos sociais beneficentes abertos para arrecadação, dicas de saúde, de esportes, de empresas em alta, de vagas de emprego. Foi uma miscelânea de páginas que realmente continham diversos conteúdos que eu gostaria de ler diariamente, agregadores, entretenedores.

Para isto, criei uma conta de e-mail a parte. Uma conta que não recebe inúmeros spans, porque não está cadastrada em nenhum site. Apenas existe. Feita exclusivamente com o propósito de poder criar meu perfil nesta rede social. Nada mais. E esta conta permanece livre de conteúdo indesejado.

Depois disso, avaliei criteriosamente meus trezentos e tantos amigos da rede pessoal, e dali, tirei uns 10 (sim, bem poucos) que realmente possuem postagens de conteúdos interessantes para mim. Eles não são exatamente os meus melhores amigos, mas pessoas que realmente selecionam o conteúdo de suas postagens de forma excepcional: Por exemplo, um deles, posso dizer, é jornalista de um jornal de grande circulação, fala outros idiomas com primazia e é extremamente focado em inovação e conteúdo de qualidade. Outro, é autônomo em Tecnologia da Informação, "Nerd", viciado em física, eletrônica e música, o que para mim é uma excelente combinação. Esses, estre outros, tem seus perfis seguidos por mim. Sim, seguidos. Novamente, eu não os adicionei. O foco é ter um feed alimentado de conteúdo de qualidade, selecionado, e não necessariamente opinar ou receber opiniões.

Se pararmos para observar, hoje em dia a internet nos proporciona conteúdo gratuito disponibilizado de tantas formas, que nem mesmo precisamos assinar uma revista ou um jornal (principalmente se não somos do tipo que vai ler tudo). Fazer um perfil neste estilo, é uma forma simples de se manter atualizado com conteúdo informativo de diferentes fontes que julgamos confiáveis em um só lugar, atualizado de forma dinâmica, com chamadas pontuais que já direcionam nossa atenção e nosso interesse. Este tipo de "estratégia em rede de informação" nos poupa tempo, e nos mantém constantemente injetados de conteúdos animadores, ao invés de nos tornarmos vítimas do FOMO (fear of missing out, ou na tradução não literal e explicativa, Medo de Ficar por Fora), depressivos por estarmos "perdendo celebrações junto aos nossos amigos".

Bem, que tal fazer um teste? Separe um tempo para avaliar os principais conteúdos de seu interesse em sua rede social, assine seus feeds e mergulhe numa incrível enciclopédia especializada nos seus gostos pessoais, nas suas necessidades pessoais e nos temas agregadores da sua profissão. E tenha uma excelente navegação!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coaching Education - Pesquisa Bibliográfica sobre origens do Coaching

Um passo para trás, muitos passos para frente...