Principais Elementos no Coaching


  • Ambiente Seguro: Se trata do local onde a sessão de Coaching irá ocorrer, e deve ser um local onde o Coachee se sinta à vontade e seguro para tratar de suas questões.
  • Acolhimento: O coach deve ser acolhedor, compreensivo e não julgador, tratando de questões negativas com calma e respeito pelas diferenças que possam existir.
  • Acordo: Coach e Coachee devem conseguir estabelecer acordos ao longo das sessões, pois a partir deles é que a relação poderá trabalhar com algumas cobranças necessárias ao desenvolvimento das tarefas do Coachee.
  • Ação: Sem a ação do Coachee, o processo de Coaching não acontece. As sessões em si não garantem os resultados, se o Coachee não se empenhar a mudar seus hábitos e atitudes, por mais simples que sejam. A mudança só acontece pautada na ação dirigida e focada no objetivo.
  • Confiança: Toda relação positiva é baseada no grau de confiança que uma pessoa tem na outra. Em uma sessão de Coaching isso não é diferente. É necessário que o Coach demonstre que confia nas capacidades do Coachee, da mesma forma que o Coachee precisa confiar em seu Coach para permitir desenvolver-se.
  • Confidencialidade: Por diversos fatores, desde questões de auto-estima até questões externas que possam estar relacionadas, é de grande importância que o Coach mantenha confidencialidade das coisas que lhe são ditas e observadas, para que se estabeleça inclusive uma relação de confiança.
  • Comprometimento: É o principal elemento propulsor das sessões de Coaching. Sem comprometimento, não existe a possibilidade de avançar nas conquistas desejadas e nas tarefas acordadas. O Coachee precisa estar comprometido em realizar as ações necessárias ao alcance de seu objetivo, bem como o Coach precisa estar comprometido ao Coachee para dar suporte sempre que necessário.
  • Evolução Contínua: O Coaching tem o interesse que, sessão após sessão, ocorram melhorias de curto e médio prazo, que demonstrem ao Coachee que as coisas estão mudando positivamente. Mesmo que as tarefas vão se tornando um pouco mais difíceis, o Coachee percebe que elas são exatamente a demonstração de que sua capacidade de solução está se tornando maior a cada passo, e isso é que demonstra a evolução contínua que pode ter neste processo.
  • Flow: Perceber que o tempo se passou e que o diálogo estava tão produtivo que ambos não se deram conta do tempo, é um indício positivo de que ocorreu o Flow (Fluir), a continuidade do assunto, de forma prazerosa.
  • Foco: O foco é um dos elementos chave do Coaching, pois é necessário manter-se num estado focado para conseguir entender exatamente qual a necessidade da situação e gerar as melhores estratégias possíveis para se atingir o objetivo desejado. Sem foco não haverá estratégia que consiga atingir metas.
  • Intenção Positiva: Cuidar para que todas as ações e tarefas tenham uma intenção positiva em sua realização. Se uma tarefa não for bem articulada, pensada e estrategicamente eficaz, ela não é uma tarefa positiva e consequentemente pode acabar frustrando o Coachee. Como o objetivo do Coaching é trazer o positivo, a intenção positiva torna-se indispensável.
  • Perguntas e Sugestões: O Coach, através da realização de perguntas poderosas, deve levar o Coachee a encontrar respostas dentro de si que antes eram desconhecidas, assim como sugerir caminhos ao mesmo, para que este possa buscar novas soluções para antigos dilemas e paradigmas a partir de um outro ponto de vista.
  • Rapport: A integração eficiente entre Coach e Coachee, com identificação de ambos e total entrega ao conhecimento de determinada situação e busca em parceria de possíveis soluções para antigos problemas, é uma maneira eficiente de conduzir uma sessão. A técnica de espelhamento pode ser muito útil no começo, pois a linguagem não verbal do corpo tem papel fundamental no subconsciente do ser humano, e cria uma sensação de sinergia entre Coach e Coachee, facilitando que ocorra o Rapport.
  • Resultados: Um processo de Coaching sem resultados, praticamente não é um processo de Coaching. O Coaching evoca melhorias, quebra de paradigmas, superação de traumas e de obstáculos e atingimento de metas e objetivos. É importante definir junto ao Coachee, quais situações começariam a ocorrer, se este realmente estivesse obtendo resultados. Assim, cria-se uma garantia de que o Coachee perceba por conta própria quando um resultado positivo ocorrer, valorizando assim todo o processo de Coaching ao qual se submeteu.
  • Uso de Ferramentas: O Coach deverá se inteirar sobre as possíveis ferramentas do processo de Coaching, que possam auxiliar seu Coachee em diversas esferas de sua vida bem como localizá-lo entre as etapas que pode estar situado (níveis neurológicos - serão detalhados em outros posts).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um uso diferente para sua rede social.

Diário de Bordo - Importância e Relevância